Acompanhe as novidades em nosso Facebook:

ATM / DTM

O QUE É A ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM)?

Antes de falar sobre a DTM, é preciso entender que parte do rosto ela afeta – a Articulação Temporomandibular (ATM). “É o nome da articulação que fica próxima ao ouvido, bilateral, que liga conecta o osso temporal à mandíbula”, explica o Dr. Diego. “Além de ossos, esta articulação é composta de ligamentos, menisco e musculatura.” A ATM comanda todos os movimentos da mandíbula – também chamada de maxilar inferior – incluindo comer, falar e mastigar. Por isso, mesmo sendo pequena, ela é uma das partes mais complexas do corpo humano!


O QUE É A DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)?

Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca. Embora seja um quadro comum, esse transtorno é pouco conhecido e, por isso, pode demorar a ser identificado.


QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DTM?

Por se tratar de uma doença ainda pouco conhecida, em muitos casos, não foram encontradas claramente quais são as causas para a DTM. Acredita-se que estes podem ser alguns dos fatores relacionados ao desenvolvimento de disfunções na ATM:

– Traumas na mandíbula;
– Artrite na ATM;
– Má postura;
– Características anatômicas, relacionadas à formação da mandíbula durante o nascimento;
– Hábitos como morder os lábios ou bochechas;
– Hábitos como apoiar a mandíbula nas mãos, morder pontas de caneta e roer as unhas;
– Distúrbios do sono e dificuldade de dormir;
– Estresse.

Além disso, o bruxismo – caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes – também pode estar relacionado ao surgimento dos problemas na ATM.